Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4 participantes

    Lineart e Sombreamentos

    LeoShark
    LeoShark
    Avançado
    Avançado


    Mensagens : 140

    Lineart e Sombreamentos Empty Lineart e Sombreamentos

    Mensagem por LeoShark Ter 6 Jul - 18:06

    Bom galera, uma coisa que muitos têm dificuldade é no traçado/lineart da pixel art, logo depois de se fazer a lineart se depara com algo que inicialmente parece ser um bicho de 70 cabeças, o sombreamento, "ai porque eu não sei fazer dobras... não tenho noção", meu amigo problemas como esses são normais e comuns no inicio relaxe, não perca a cabeça e muito menos cometa suicídio, pois com treino e se baseando em outras artes feitas por pessoas com mais experiencia, você vai progredir ;D.

    Tutorial feito por Mark's Pixel Art (Traduzido e editado por LeoShark)

    Uma vez que você tem um conceito firme do que você quer desenhar em sua mente, a formação de uma peça de pixel art invariavelmente começa com o seu contorno.
    O preto é a cor tradicionalmente usada para lineart. Você pode tentar experimentar com outras cores.
    Por menor que seja a sprite, essa lineart é frequentemente mais facil produzida usando um único pixel de largura, ferramenta lápis entre outras (dependendo do programa a ser usado, colocam um único pixel de cada vez.
    Para maiores backgrounds, sprites ou conjunto de peças, você pode achar mais fácil fazer a varredura desenhados à mão arte, ou usar um tablet.
    No caso dos fundos, muitas vezes é mais fácil construir-los peça por peça, uma camada sobre outra camada, em vez de uma peça em conjunto. Quebrando o problema simplifica as coisas, e posição de objeto de edição é muito mais simples.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    À primeira vista, estas linhas parecem ásperas e irregulares, devido à natureza dos pixels serem quadrados e sua cor escura. Não se preocupe com isso - as coisas vão melhorar depois.

    Para sprites de jogo, acho que é preferível construir os volumosos, embalado firme e determinado. Não faça nenhuma pose pela metade, não exagerar os movimentos e não deixe ficar em torno do personagem sem um contorno por um mísero pixel que seja. Mantenha suas sprites interessantes e enérgicas.

    Lembre-se, raramente vai olhar direito pela primeira olhada! Descobrir onde a lineart está falhada, e corrigi-la até que você esteja feliz com ela.
    Esqueça um pouco o tempo para obtê-la direito nesta fase - os erros serão mais difíceis de corrigir depois de ter começado sombreamento.


    É altamente recomendável que você edite cada linha até à espessura de um único pixel, assim:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Esta é uma tarefa chata, às vezes, mas melhorar a aparência da sua sprite, no final é gratificante.
    Falha neste passo (na lineart) mostra redução da qualidade no final.
    Lembre-se que a lineart é fundamental para um bom sombreamento.

    CORES E VALORES RGB

    Quando estiver satisfeito com a sua lineart, você precisa decidir a melhor forma de colorir.
    Boa seleção de cores, não só leva a sua arte mais perto de um objeto real, mas pode acrescentar personalidade e humor para isso.
    Por outro lado o uso inadequado ou a mistura de cores é imediatamente perceptível e mais perturbador.

    Valores RGB
    Os computadores utilizam uma combinação de três cores diferentes para criar um único pixel: vermelho, verde e azul (RGB)
    Dentro de um computador, cada uma dessas três cores é dado um valor de 0 a 255, onde 0 significa nenhum(preto) e 255 significa a mistura de todas (branco).
    Estas cores podem ser misturadas em quantidades variadas de gerar cores diferentes em um único pixel, como a pintura. No entanto, algumas das cores geradas não são o que você esperaria de tintas mistura.

    255, 0, 0 dá um vermelho muito brilhante.
    1, 1, 1 dá preto.
    255, 255, 255 dá branco puro.
    140, 140, 140 dá um cinza médio.
    NOTA - 0, 0, 0 é reservada para um caso especial - a transparência

    Paletas podem vir com algumas cores agradáveis, mas um entendimento de como criar novas cores, tons e descobrir novos dos já existentes, com valores RGB é útil.

    Muitos pacotes de arte moderna do Windows como o mostrado abaixo, à esquerda, permitindo que você escolha as cores de um arco-íris vertical.
    Graphics Gale, permite carregar suas próprias paletas de costume, mas a criação de novos exige um duplo clique em uma cor antes de selecionar a partir dessa faixa, ou a utilização manual do sliders RGB.
    Os cursores podem inicialmente parecer complicado e confuso, mas rapidamente se acostumar a eles e como eles residem na mesma janela, eles realmente acabam rápido de usar. Usar um deles pode lhe dar uma boa compreensão da cor através de valores RGB.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Para a arte em geral, acho que é preferível usar 'suave', cores pastel e evitar fortes, cores neon (aqueles com um valor muito alto em um ou dois valores RGB, e um valor muito baixo nas demais) Eles têm o seu lugar , mas eles são muito berrantes e eu desaconselharia usá-los com freqüência.
    Aqui estão alguns exemplos de cores que eu pessoalmente acho que funciona bem, e as cores eu não faço:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] tradução e cima pra baixo: Agradável, Um pouco mais dura, Agradável, Doloroso, Agradável, Agradável, Ai meus olhos!, Agradável.

    Como mencionado no início, o uso de cores pode ser muito importante na criação de humor. Luz, os tons pastel - perto de cinza (valores praticamente iguais RGB) criam uma atmosfera suave e despreocupada. As cores escuras, com baixos valores RGB criam uma atmosfera opressiva, meditando.
    Usando uma paleta restrita, com variações em uma única cor pode produzir alguns resultados interessantes. Uma paleta de Cinza é geralmente usado para cenas de flashback. paletas de Marrom como um pergaminho ou olhar fotos antigas. Uma paleta de Azul pode ser usada para evocar tudo de uma vibe oceano de tristeza profunda.

    Encontrar a(s) cor(es) certa(s) para sua parte nem sempre é fácil. Alguma experimentação pode ser necessária, por isso não tenha medo de usar os controles deslizantes de RGB.
    Tomou algumas falsas partidas para encontrar uma cor adequada vibrante, não colidindo o conjunto de cores para este super-herói:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] As cores iniciais que eu escolhi para esta coluna não se encaixam com o clima da cena que estavam a ser inserido. O topo é muito escuro e sombrio, o azul no fundo muito intrusivos. Algumas edições usando um isqueiro cinza-amarelado para o topo (todas RGB valores aumentados), e um cooler azul glacial para o fundo (todos os valores RGB aumentado. Valor R [red/vermelho], então, levantou ainda mais alto, mais próximo do valor Blue)



    Fotografias e arte de outras pessoas pixel pode ser uma grande fonte de inspiração de cores se você se encontra preso por idéias.


    Amolecimento de contornos

    Agora que sua sprite está quase parecendo um produto acabado, um problema pode continuar - as escuras, monótonas linhas que nós começamos.
    Em algumas partes elas são boas, mas em outros, especialmente em áreas onde as cores são essencialmente pálidas, elas aparecem dura e inapropriadas. A solução óbvia é a de iluminar-las um pouco.
    Vou dividir este em três seções:

    Amolecimento de LINHAS

    Na maioria dos casos, a ação mais adequada é a de substituir o contorno preto com uma cor um pouco mais perto de suas sombras circundantes.
    Luz é uma consideração importante aqui. Linhas sob a luz direta devem ser mais iluminadas. Linhas de sombra devem ser reduzidas.
    Tomemos o caso extremo dessa múmia - antes e depois de seus contornos serem simplificados.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Se você quer fazer isso realmente sério, você também pode querer linhas com um gradiate aliviado, usando tons ainda mais entre os seus tons mais claros e o preto original. Este exemplo mostra a bola princípio básico.:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Brilho nas LINHAS

    Às vezes, a sombra que você deseja substituir a lineart é mais leve do que a linha 'e' as suas sombras circundantes. Acho isso útil ao longo das bordas delimitadoras não de uma forma que as bordas se encontram.
    Este exemplo simples caixa diz o que é melhor:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Remoção de LINHAS

    Em alguns casos, a sprite vai ficar mais bonita se determinados contornos totalmente removidos e substituídos por uma cor adjacente. Isso inclui situações como as bordas entre carne e roupas, cores pintadas sobre uma superfície.
    Veja este exemplo de uma manga da camisa pendurada em um braço - antes e depois.


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    avatar
    SnYxX
    Novato
    Novato


    Mensagens : 26

    Lineart e Sombreamentos Empty Re: Lineart e Sombreamentos

    Mensagem por SnYxX Ter 6 Jul - 18:11

    Vo ler, continue postando tutus assim, mesmo que vc que não tenha feito, só em traduzir e postar aki ajuda mto
    LeoShark
    LeoShark
    Avançado
    Avançado


    Mensagens : 140

    Lineart e Sombreamentos Empty Re: Lineart e Sombreamentos

    Mensagem por LeoShark Ter 6 Jul - 18:19

    Opa blz ;D..
    É que ando sem tempo (preguiça), e acabo num criando tutoriais meus, vou ver se tiro um dia aí pra criar uns tutoriais iniciais e uns avançados.
    Yamcha
    Yamcha
    Especialista
    Especialista


    Pontos : 0 Saldo X1 : 1
    Mensagens : 313

    Lineart e Sombreamentos Empty Re: Lineart e Sombreamentos

    Mensagem por Yamcha Qua 7 Jul - 14:24

    Ai mano vc esses tutos ajudam muito a teer noçoes de sombreamentos melhor e tb da pra pegar uma noçao melhor de como se desenha no paint ^^
    secsy2010
    secsy2010
    Avançado
    Avançado


    Mensagens : 179

    Lineart e Sombreamentos Empty Re: Lineart e Sombreamentos

    Mensagem por secsy2010 Qua 7 Jul - 14:46

    gostei boa leo ^.^

    Conteúdo patrocinado


    Lineart e Sombreamentos Empty Re: Lineart e Sombreamentos

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio - 20:00