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5 participantes

    Noções de Sombreamento

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    Noções de Sombreamento Empty Noções de Sombreamento

    Mensagem por LeoShark Ter 6 Jul - 13:09

    Bom galera, trago aqui uns tutoriais que usei muito no início, e que por acaso achei hoje, e resolvi trazê-los-vos-ei para vocês...
    Dei uma traduzida(google tradutor /rs e corrigido por mim), aí vai..

    SHADING/Sombreamento (Tutorial por Mark's) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Todos os objetos têm presença em três dimensões. Sua forma torna-se poderosamente definido sob uma fonte de luz. Planos voltados para a fonte são iluminados. Planos de costas estão ofuscados, e sua iluminação permanece fraca. Em uma tela de computador em duas dimensões, é o trabalho do sombreamento que vai transmitir um senso de forma e profundidade.

    Primeira Regra no sombreamento: Estabelecer Fontes de Luz

    Para começar a sombra de um objeto, é importante, primeiramente, estabelecer de onde a luz dele está vindo. Para ambientes externos, ou áreas internas com iluminação superior consistente, ela ajuda a escolher uma direção constante para onde a luz irá cair. Algumas pessoas gostam de sua luz vindas a partir do canto superior esquerdo da sua imagem - Eu prefiro o canto superior direito e vou usar isso para o resto do tutorial.
    Este tipo comum de toda a luz atinge o seu objeto no mesmo ângulo.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    As áreas com uma ou mais fontes de luz que ilumina as formas ao seu redor são um caso especial e requer um pouco mais trabalho e atenção. Bom uso de fontes de luz alternativa ajuda a criar clima e atmosfera de uma cena. É um ponto bastante óbvio, mas é importante notar que, nesses casos, a luz diminui visivelmente em maior intensidade a partir da fonte que você elege.


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Segunda Regra: THE SHADING O sombreamento

    Com a nossa fonte de luz firmemente estabelecida, podemos sombrear finalmente nosso objetivo, começando com o exemplo simples de uma esfera.
    Mas, primeiro, um exemplo do que NÃO fazer:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Esse é o chamado "Pillow Shading" (sombreamento travesseiro), um grande mal falado por pixelartists (Artistas de Pixel) em tons silenciado. É a obra do diabo, e parece assumir uma única fonte de luz pendurando o ponto diretamente entre nós e nosso objeto. Não, em hipótese alguma, sombreie uma forma assim - que parece lixo. Este tipo de gradiente radial só é adequado para uma superfície iluminada por uma fonte muito próxima de luz - como as tochas queimando acima.

    Como dito acima, contudo, a nossa luz cai uniformemente a partir do canto superior direito da nossa imagem. Tendo isto em mente, eu gostaria de começar uma área de sombreamento com dois novos tons - um mais escuro que o tom de base (valores menores RGB) e um brilhante (maiores valores RGB).
    O tom mais claro deve ser aplicado em superfícies de frente para a fonte de luz
    O tom mais escuro deve ser aplicado em superfícies de costas para a fonte de luz

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Nossa esfera forma imediatamente os ganhos e profundidade. Podemos melhorar o efeito adicionando ainda mais tons, acima e abaixo das nossas duas novas.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    A este ponto você pode encontrar o objeto, parecendo claro ou muito escuro e precisa corrigir os tons que você está usando. Isso é normal.

    Estes princípios aplicam-se ainda mais simples para uma forma plana de todos os lados.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    A esfera é um objeto bastante enfadonho e estéril, embora os mesmos princípios podem ser aplicáveis a um objeto mais interessante, menos uniforme, como esta criatura um pouco gorda:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Observe como os planos de frente para a fonte de luz são iluminados, e as costas voltadas enfraquecidas de luz.

    Em alguns casos (faces, máquinas lisas) detalhado, é necessário cuidado com o sombreamento. Em outros - não se preocupe muito. Acho que muitas vezes o sombreamento confuso (pixels de cores diferentes misturados) melhora a textura da superfície.

    Como a forma de lados planos acima mostrou, a distância entre os diferentes tons não é de forma constante.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    @Edit= (Sprite Base -> Os horrores do Pillow Shading/Sombreamento Almofada -> sombreamento equidistantes. Tudo bem, mas parece mais cilíndrico. -> Este é mais parecido com o que eu estava procurando.)

    Note novamente que em superfícies naturais, como este, sombreamento áspero pode ajudar.


    Última edição por LeoShark em Ter 6 Jul - 15:37, editado 1 vez(es)
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    Noções de Sombreamento Empty Re: Noções de Sombreamento

    Mensagem por Kira' Ter 6 Jul - 14:23

    Mt bom , mais shark seria lgl traduzir a ultima parte que tem a sprite base , e talz xD
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    Noções de Sombreamento Empty Re: Noções de Sombreamento

    Mensagem por LeoShark Ter 6 Jul - 15:41

    Opa blz ;], ja coloquei a tradução, isso daí é ótimo e serve pra você ter uma melhor perspectiva de luminosidade, uma dica a mais (pra quem quer ser desenhista, spriter, etc) é sempre reparar tudo na realidade como é a luminosidade e o sombreamento dos objetos....
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    Noções de Sombreamento Empty Re: Noções de Sombreamento

    Mensagem por Shyonn Ter 6 Jul - 20:04

    Muito bom
    Da pra ter umas noções melhores
    De sombreamento apos ver esse tuto ^^
    Rorschach.
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    Mensagem por Rorschach. Qua 7 Jul - 1:07

    vlw pelo topico
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    Mensagem por secsy2010 Qua 7 Jul - 14:47

    muito bom

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